Você sabe onde ou como consultar as bases de dados nacionais para fazer uma revisão de literatura?

Muitas vezes eu me vejo boquiaberto com a dificuldade que muitos colegas da pós-graduação possuem em realizar uma revisão de literatura.

A revisão de literatura é o ponto de partida de qualquer trabalho acadêmico e, se bem executada, pode poupar-nos muito tempo e muitas broncas nas nossas pesquisas.

Antes da explosão da internet, fazer uma revisão de literatura era um trabalho braçal e perdia-se muito tempo esperando que aquela tese/dissertação da biblioteca de outra instituição chegasse até você, por comut.

Hoje quase ninguém sabe mais o que é comut e os trabalhos estão todos disponíveis on-line, ao acesso de todos.

Entretanto, agora temos problemas com o excesso e a qualidade das informações e nosso maior trabalho, que antes era de acesso, agora é de filtrar e selecionar as informações que queremos nesse universo pouco confiável e confuso que é a internet.

Nesse sentido, irei destacar a seguir quatro bases de dados nacionais que servem de ponto de partida para qualquer revisão de literatura e que, se bem utilizados, podem facilitar muito a vida dos colegas pós-graduandos. São elas:

SciELO – A Scientific Electronic Library Online

É uma biblioteca eletrônica que abrange um grande número de periódicos científicos brasileiros.

Pelo menos na minha área, os periódicos mais relevantes, salvo raras exceções, fazem parte desta coleção.

Todos os artigos encontram-se na íntegra e disponíveis para download em pdf.

Portal Periódicos da Capes

Oferece acesso gratuito à periódicos nacionais e internacionais, assim como bases de dados em todas as áreas do conhecimento.

Mas você só tem acesso à maioria dos textos completos se estiver em um computador da faculdade ou com o login e senha do portal, fornecido pela sua instituição.

Portal Domínio Público

Pouca gente sabe, mas o portal Domínio Público possui uma área específica de Teses e Dissertações, que é sustentada pela CAPES, ou seja todas as teses e dissertações dos últimos anos estão disponíveis, na íntegra, no site.

O acesso também é gratuito, sendo necessário apenas realizar um cadastro.

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações

Quase todas as instituições de ensino superior do país utilizam a plataforma da BDTD para tornarem disponíveis suas teses e dissertações digitais.

Então, que tal fazer uma busca em todas as instituições de uma só vez, ao invés de entrar no site de cada biblioteca digital, separadamente?

Em um post futuro, irei comentar algumas bases de dados estrangeiras que eu utilizo bastante.

Caso na sua área exista uma base de dados nacional importante que não foi citada, sinta-se a vontade para aumentar esta lista com seus comentários.